Ritidoplastia
No processo de envelhecimento, a pele vai perdendo sua elasticidade e firmeza, levando a um excesso de pele na face. Algumas pessoas que tem a pele mais fina evoluem para a formação de rugas finas, outras pessoas, geralmente com a pele mais espessa, evoluem com flacidez da pele e do músculo adjacente.
Com o passar do tempo, tanto as de pele mais espessa quanto as de pele mais fina podem apresentar flacidez muscular e excesso de pele e rugas.
A força da gravidade, por sua vez, age puxando esse excesso para baixo, fazendo com que aprofundem os vincos entre o nariz e a boca (sulco nasogeniano), entre outras marcas da pele. Além disso, toda a musculatura da face, após anos de movimentação propiciam a formação de rugas na testa, ao redor dos olhos e em outras áreas.
Estas alterações que levam à aparência de envelhecimento. O lifting da face tem por objetivo reverter parcialmente esse processo, ao atuar sobre alguns músculos e retirar o excesso de pele existente, sem modificar os traços e expressões do paciente.
O resultado buscado é uma face mais jovem, harmônica e de aparência natural.